MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
PROJETO FORMA
CURSO: LINGUAGEM AUDIOVISUAL NA ESCOLA
2º Semestre de 2011
Campus: Goiânia
Professores: Alcides Hermes e Liberato Santos
Cursista: Elizabeth Maria de Jesus
TUTORIAL: como editar vídeo no Movie Maker utilizando imagens fixas
O Movie Maker é um programa instalado na maioria dos computadores, senão em todos, que permite ao usuário editar vídeos utilizando-se de imagens fixas ou em movimento, com ou sem áudio. É um programa muito simples e fácil de ser manuseado, podendo ser usufruído por todas as pessoas. Para aqueles que desconhecem tal programa ou tem dificuldade de manejá-lo, preparei este tutorial que, se seguido passo a passo, poderá ser muito útil a quem deseja criar e editar seus próprios vídeos. Este tutorial incluirá apenas a inserção de imagens fixas e não abrangerá a inclusão de áudios ou imagens em movimento. Vamos lá!
1º PASSO: Clique no Menu Iniciar > programas > Windows Movie Maker e entre no programa. Observe a imagem:
2º PASSO: Ao entrar no Programa abrirá uma janela como o exemplo que se segue na imagem abaixo. Para buscar as imagens fixas que deseja colocar no vídeo vá ao Menu do lado esquerdo da tela em “Capturar Vídeo” e clique em “Importar imagens”.
Ao clicar no link abrirá outra janela com as imagens do seu computador. Escolha as imagens desejadas, selecione-as e clique no botão “Importar”.
Veja que as imagens foram importadas para a área do Movie Maker.
3º PASSO: Para criar o vídeo clique na imagem desejada, segure o mouse e arraste até o storyboard, na parte inferior da página, e solte no slide desejado.
4º PASSO: Salve seu projeto para não correr o risco de perdê-lo. Para salvar clique no ícone “Salvar” (disquete) no canto superior esquerdo da tela.
Abrirá uma janela com opção automática para salvar seu projeto na pasta “Meus Vídeos”. Escolha um nome para o seu vídeo e clique em “Salvar” no canto inferior direito.
5º PASSO: Para continuar seu vídeo, clique e arraste todas as imagens para a linha storyboard, uma a uma. Continue salvando no ícone “Salvar” (disquete).
6º PASSO: Para inserir transições de vídeo vá ao Menu à esquerda da tela em “Editar Filme” e clique em “Exibir transições de vídeo” e imediatamente aparecerão as opções no centro da tela. Para inseri-las no vídeo, proceda da mesma forma que fez com as imagens: escolha uma a uma, clique, arraste e solte nos quadradinhos menores entre um slide e outro. Faça isso entre todos os slides escolhendo transições diferentes.
7º PASSO: Para verificar como está o seu vídeo clique no botão “Executar” no canto inferior direito e, se quiser, tem a opção de vê-lo também em “Tela inteira”.
8º PASSO: Pronto! Se estiver tudo certo é só salvar definitivamente seu projeto em formato de vídeo. É muito simples. No Menu do lado esquerdo vá em “Concluir Filme” e escolha a opção “Salvar no Computador”.
Aparecerá outra janela. Caso queira poderá mudar o nome do vídeo e escolher um local no computador onde deseja salvar o seu filme. Feito isso clique em “Avançar” no canto inferior direito.
Outra janela se abrirá. Marque em “Melhor qualidade para reprodução no computador” e clique em “Avançar” novamente.
Uma última janela se abrirá e mostrará a evolução do processo de salvamento do seu filme.
Ao terminar clique em concluir e imediatamente seu vídeo será reproduzido. Fácil não!